COMO REGISTRAR UMA MARCA NO CARTÓRIO?
Como registrar uma marca no cartório? Antes de mais nada, o registro da marca é, definitivamente, importante. Mas como funciona o registro de marcas?
Como e por onde devemos registrar a nossa marca? Mencionamos frequentemente por aqui sobre como registrar a marca.
E sempre reforçamos que o registro deve ser feito junto com o órgão responsável. Esse órgão é o INPI. Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Entretanto, além do INPI será que podemos registrar a nossa marca em outro lugar, como um cartório também, por exemplo?
Como registrar uma marca no cartório? Isso é possível? Se sim, como devemos fazer para entrar com o pedido? Ou, quais valores para o registro?
Esse será o foco desse texto. Explicar muito bem como registrar a marca e em qual lugar. Que podemos e devemos registrar junto do INPI já sabemos. Afinal, sempre mencionamos sobre isso aqui no blog.
COMO REGISTRAR UMA MARCA NO CARTÓRIO?
Como registrar uma marca no cartório? Primeiramente, acho que a nossa pergunta deve ser: Podemos registrar a marca em um cartório?
E a resposta é simples: Não, não podemos registrar uma marca em um cartório!
Os cartórios disponibilizam diversos tipos de serviços de registro. E existem também alguns tipos diferentes de cartório para serviços diferentes.
Mas registrar uma marca não está incluído na lista dos seus serviços disponíveis. O registro de uma marca, como mencionamos aqui, é junto do INPI.
O INPI também conta com alguns outros serviços de registros além do registro de marcas. Como por exemplo, o registro de desenho industrial, patentes e outros. O INPI cuida, principalmente, de propriedades industriais, conforme seu próprio nome (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
REGISTRE UM DOS SEUS BENS MAIS PRECIOSOS: A SUA MARCA!
A sua marca está vinculada completamente ao sucesso do seu negócio. E seu objetivo é crescer com o seu negócio, se tornar um grande empresário, a sua prioridade deve ser cuidar da sua marca e da imagem dela.
Quando dizemos “imagem” não nos referimos ao logo da marca, e sim sobre como os outros conhecem os seus produtos e/ou serviços.
Você não pode correr o risco de crescer com a sua marca, torná-la conhecida, possuir diversos clientes e depois, ter que trocar tudo, a logo da marca, o nome, tudo.
E saiba que isso não é incomum de ocorrer. As chances disso ocorrer são grandes, isso é, se você não registrou devidamente a sua marca.
O registro da marca é uma forma de protegê-la. Proteger o seu negócio de plágio e de pessoas má intencionadas. Pessoas que se interessam pelo nome ou pela logo da sua marca e copiam.
E se a sua marca não estiver registrada, eles podem, antes de você entrar com um pedido de registro. Dessa forma você perde tudo o que você investiu.
Isso realmente não é incomum de ocorrer. É muito comum, por exemplo, entre sócios. Por algum motivo esses sócios se desentendem e se separam.
E algum deles toma a frente e registra a marca antes, para tornar ela sua. Ignorando completamente o tempo e dinheiro que ambos, que antes eram sócios, investiram nessa marca.
Nós mesmo já precisamos de algumas situações parecidas aqui com nossos clientes. Por isso podemos afirmar que isso não é incomum de ocorrer.
Quando você possui a marca registrada, vocês ficam obrigados a discutir e tentar resolver de forma justa sobre quem será o dono da marca.
CONTRATE UM ESPECIALISTA E REGISTRE A SUA MARCA SEM DOR DE CABEÇA
Você pode precisar de um investimento maior para a contratação de um especialista, isso é, se comparado com registrar a marca sozinho.
Mas saiba que isso pode se tornar um dos seus melhores investimentos. Ao tentar registrar uma marca sozinho, você deve estar ciente de todas as etapas e prazos que acompanham o processo.
O que fazer em cada etapa, cuidar para não perder nenhuma prazo, o que você pode registrar como nome de marca, o que pode ou não constar em uma logo.
E saiba que em algumas etapas, perder um prazo pode resultar na perda total do seu processo. Sendo necessário entrar com um novo pedido de registro.
E com a contratação de um especialista, você não precisa se preocupar com os prazos, ou correr atrás sobre o que deve fazer em cada etapa.
Aqui no Marcas Já, por exemplo, a gente possui um sistema único de monitoramento de marca. E um sistema próprio onde nossos clientes conseguem acessar todas as suas marcas que protocolamos, acompanhar o andamento e ter toda a documentação vinculada ao processo sempre que precisar.
E não menos importante, nossos clientes possuem um atendimento e acompanhamento personalizado com os nossos profissionais sempre que precisar tirar suas dúvidas sobre o processo e/ou outros assuntos relacionados ao registro de marcas.
CONCLUSÃO
Em suma, o registro de marcas deve ser feito junto de um órgão competente, que nesse caso, como mencionamos aqui, é o INPI. Como registrar uma marca no cartório? Primeiramente, não é possível registrar uma marca em um cartório.
O registro da marca é um dos primeiros passos para o sucesso do seu negócio. Protegendo a marca e seu negócio contra plágios, contra pessoas má intencionadas.
E a contratação de um especialista para resolver tudo isso por você é, com certeza, a melhor escolha e o um dos melhores investimentos que você pode fazer.
E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.