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COMO FAZER A BUSCA PRÉVIA DE MARCA NO INPI

Olá pessoal! Aqui nesse post você vai aprender como fazer a Busca Prévia de Marca no INPI.

Uma das primeiras dúvidas que surge ao pensar em fazer o pedido de registro é: Será que a minha marca está liberada para registro?

Para responder esta pergunta é necessário realizar uma Busca Prévia e evitar riscos durante o processo de registro.

Nos vamos ensinar aqui como você pode fazer uma busca de marca dentro do banco de dados do INPI. Lembramos que sempre é recomendado a contratação de um profissional para realização deste procedimento.

Algumas combinações só podem ser realizadas através de softwares específicos e previnem surpresas durante o processo de registro.

Além disso, os profissionais que trabalham com registro de marca tem experiência e dominam a lei de propriedade industrial. Assim, eles podem analisar os riscos e direcionar a marca para obter sucesso no registro.

Você pode contratar os profissionais do Marcas Já acessando este link.

Busca Prévia de Marca, passo a passo.

Passo nº 1: Classificação de Marca

O primeiro antes de fazer a Busca Prévia de Marca no INPI é classificar a sua marca de acordo com o Classificador Internacional de NICE (NCL).

A classificação é a forma de identificar qual é o segmento da sua marca. Além disso, permite que marcas iguai possam coexistir em mercados diferentes.

Marcas iguais, mercados diferentes

Um exemplo é o GOL (Classe 12: carros), carro da Wolkswagen, e GOL Linhas Aéreas (Classe 39: transporte aéreo). Ambas as marcas possuem a mesma fonética mas podem conviver porque pertencem a mercados distintos.

Outro exemplo é a marca Biscoito GLOBO (Classe 30: biscoitos) e GLOBO (Classe 41: emissora de televisão). Apesar de terem o mesmo nome, não há confusão entre as marcas.

Classes com afinidade

Mas tenha cuidado na hora de seguir em frente. Algumas marcas, apesar de estarem em mercados distintos podem ser confundidas mesmo estando enquadradas em classes diferentes.

É muito comum vermos esse erro no que chamamos de classes afins. O exemplo mais comum é a Classe 25 (confecção de vestuário) e a Classe 35 (comércio de vestuário). Essas classes são consideradas colidentes e tem afinidade.

Portanto, cuidado!

Se você quer aprender a classificar a sua marca, você pode acessar o nosso material através deste link.

Passo nº 2: Busca Prévia de Marca

Agora é o momento que você entra no site do INPI e faz o seu cadastro para iniciar uma Busca Prévia de Marca no INPI.   

Você pode aprender a fazer o cadastro no INPI através do nosso material, clicando neste link

Busca de marca exata

Para aquecer, você pode fazer uma busca da marca exata para ver se o nome que você escolheu é diferente o suficiente, se não existir nenhum nome exatamente igual, já é uma boa notícia, mas não para por aí.

Busca aprofundada

Quando você estiver fazendo a busca, tente combinar o nome da sua marca de diferentes formas e com diferentes letras que reproduzam o mesmo som. 

Por exemplo, vamos pegar um nome hipotético de marca “XERXES”

Na hora de fazer a busca você deve considerar todas as combinações que podem ser parecidas ou lembrar do seu nome. Você pode incluir na sua busca nomes como:

  • CHERCHES
  • CHERXES
  • XERCHES
  • XERXIS 
  • CHERHEES

Estes são alguns exemplos de nomes que você deve considerar na busca antes de fazer o pedido de registro.

Se houver alguma marca semelhante no mesmo segmento (classe), pode ser um problema. 

Se a sua marca é em outro idioma você deve considerar a tradução literal do nome e buscar também em outras línguas.

Nessa etapa é muito importante considerar todas as possibilidades que podem se aproximar da sua marca.

Passo nº 3: Diagnóstico dos resultados

A lei diz que “é proibido reproduzir ao todo ou em parte marca igual ou semelhante à marca de terceiros”. Existem alguns sinais que não podem ser registrados como marca, para saber mais sobre eles, clique aqui.

A minha dica é que você pense num nome diferente, que identifique seus produtos e/ou serviços de forma clara e objetiva. 

Você deve evitar nomes de uso comum que identificam direto os seus produtos e serviços como “casa do pão de queijo”, por exemplo. Pode até funcionar por ser uma franquia conhecida e tudo mais, só que que o nome não é nada original. Você sabe exatamente o tipo de produto que irá encontrar. 

Agora pense numa marca como a “Apple”. Basicamente, é uma maçã que significa tecnologia, design, inovação, dentre vários outros significados. Nesse caso, uma marca forte que não tem nada a ver com os produtos e serviços e hoje desperta desejo em muitas pessoas. 

Outra marca interessante é o nome “Google”, ela é um nome curto, fácil de falar, não significa absolutamente nada e, mesmo assim, significa muita coisa. É fantástico. 

Estas são as nossas dicas para você conseguir fazer uma Busca Prévia de Marca evitando já algumas objeções que podem surgir no caminho.

Sempre lembrando que recomendamos que a Busca Prévia de Marca seja feita por profissionais com experiência. Aqui no Marcas Já você tem profissionais com acesso a todas as ferramentas de busca.

Contrate aqui no nosso serviço de Busca Prévia de Marca no INPI e obtenha o melhor diagnóstico para entrar com seu pedido de marca.

Saiba aqui se a sua marca pode ser registrada:

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