QUAL O MOMENTO PARA REGISTRAR MINHA MARCA?
Qual o momento para registrar minha marca? Saber qual o momento exato para registrar a sua marca é importante.
Sempre reforçamos aqui a importância do registro da marca. E que você deve registrar a sua marca o quanto antes possível. Mas afinal, em que momento exatamente devemos começar com o processo de registro da marca.
De fato, não devemos apenas escolher a marca e entrar com o pedido de registro dela. Devemos ficar atentos em alguns pontos antes de começar com o processo.
Vamos falar aqui sobre quais pontos você deve se atentar antes de começar o registro da sua marca. E qual o momento exato para entrar com o pedido de registro da marca.
Assim como também quando você pode começar a utilizar a sua marca de fato. Essas são algumas das dúvidas que recebemos aqui frequentemente.
E para ter cada vez mais sucesso com o seu negócio e crescer com a sua marca, esses também são pontos que você deve ficar atento.
CRESÇA COM A SUA MARCA – ANÁLISE DIVERSOS FATORES!
Você pode simplesmente escolher o nome da sua marca de forma aleatória e entrar com o pedido de registro dela. Esperando apenas pelo deferimento ao final do processo. Ou pelo indeferimento.
Mas se a sua intenção é crescer com a sua marca, você deve analisar diversos pontos antes de começar com o seu negócio.
Primeiramente, você deve estar certo do que você quer fazer com a marca. Qual produto e/ou serviço você estará trabalhando com o nome da marca. Assim como também qual o seu público alvo.
Com essas informações certas, a melhor coisa que você poderia fazer seria uma pesquisa de mercado.
Analise seus possíveis concorrentes. Como eles trabalham, como eles atendem, qual a visão que eles tentam passar sobre a marca e principalmente qual o nome e (se tiver) como é a logo da marca e quais cores mais utilizadas.
Tendo todas essas informações, você pode decidir se quer se diferenciar deles. Fazer algo completamente diferente, apesar do segmento ser o mesmo.
Ou também se você quer seguir o padrão, de forma que se um terceiro ver a sua marca já estará ciente com o que você trabalha exatamente.
TER UMA MARCA PADRÃO OU DIFERENTE?
Você pode optar por ter uma marca padrão. Como mencionamos antes, uma marca que quando alguém vê, já sabe exatamente o que essa marca oferece.
Crescer com uma marca assim é, certamente, mais difícil. Mas com certeza não é impossível.
Mas você pode optar também por ter uma marca diferente. Fugir um pouco, ou bastante, do que vemos de outras marcas do mesmo segmento que o seu.
Isso pode fazer com que a sua marca se destaque mais. Assim como também fazer com que ela seja mais lembrada pelos seus clientes, por fugir do “padrão”.
Como exemplo, vamos utilizar a açaiteria, que tem crescido cada vez mais nos últimos anos. De forma geral, as empresas que trabalham com o comércio e/ou fabricação de açaí focam bastante na cor roxa, que é a exata cor do açaí.
Quando vemos um letreiro de uma marca e um comércio com essas cores (roxo), de longe já sabemos do que se trata. Certo?
Mas claro, para ter sucesso com a sua marca, o atendimento e a qualidade dos produtos fazem a maior diferença, com certeza.
QUAL O MOMENTO PARA REGISTRAR MINHA MARCA?
Com todas essas informações em mãos, você pode começar a escolher o nome da sua marca.
Se preferir você já pode estar verificando também como você gostaria da logo da sua marca. Como por exemplo quais cores, desenhos, figuras e tudo o que você gostaria de incluir na sua logo.
Sobre a criação do nome da marca, você deve estar atento também sobre o que podemos utilizar ou não como marca para o registro dela. Mas isso é assunto para outro momento.
Agora que você já sabe tudo o que precisa e decidiu nome, segmento, logotipo da marca e tudo o resto que mencionamos aqui no blog, você pode começar a verificar o registro da marca.
Mas antes de mais nada, e não menos importante, você deve verificar dentro do sistema do INPI se o nome dessa marca que você escolheu está disponível para registro.
Não basta verificar com seus concorrentes o nome da marca que eles utilizam, ou fazer uma busca no google.
A análise de viabilidade de marca deve ser feita através de um sistema próprio para isso. E temos o sistema de busca do INPI para isso, apesar de não ser o melhor sistema de todos.
CONCLUSÃO
Mas então, qual o momento para registrar minha marca? Em suma, o melhor momento é após você ter todos os pontos que mencionamos anteriormente já certos.
Você deve estar certo sobre o que quer fazer com a marca e ter em mãos qual o nome da marca você deseja. Com tudo isso certo você deve fazer uma busca e verificar se o nome passar.
E uma dica, tenha mais de um nome em mente caso a sua primeira opção não esteja disponível. Está cada vez mais difícil achar um nome de marca disponível para registro.
E com a marca disponível para ser registrada, é o momento exato para você começar o registro dela.
Se você quiser verificar se a sua marca está disponível e saber mais como funciona o registro de marcas, entre em contato com um especialista.
E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.