REGISTRE A SUA MARCA SOZINHO OU COM UM PROFISSIONAL
Registre a sua marca sozinho ou com um profissional. A gente sempre insiste no mesmo assunto aqui.
Primeiramente, que o processo para se registrar uma marca é complexo, cheio de regrinhas e muito demorado. Podendo assim se tornar mais demorado dependendo de alguns fatores.
Mesmo sabendo disso, se você preferir você pode sim registrar a sua marca sozinho. Afinal, o indeferimento dela não é uma certeza. Entretanto é uma grande probabilidade.
E não falamos isso para assustar vocês. Apenas confirmamos o que de fato acontece. Afinal, a maioria das marcas indeferidas são de titulares que pediram a sua marca sozinho, sem qualquer auxílio de um profissional.
E isso é completamente compreensível. Afinal o INPI não é muito claro nas suas informações e demandas. Confundindo assim mais ainda aqueles que optam por registrar as suas marcas sozinhos.
Sobretudo, não basta você protocolar o pedido de registro da sua marca e começar a utilizá-la. Antes de mais nada, você ainda deve aguardar o processo passar por todas as etapas. Assim como também verificar periodicamente o processo para não perder nenhum prazo.
São realmente muitas coisas para se atentar quando a gente resolve registrar a marca sozinho, certo?
REGISTRE A SUA MARCA SOZINHO OU COM UM PROFISSIONAL
Prazos, exigências do INPI, quais documentos anexar, quais informações utilizar, preciso de CNPJ, quais documentos do CNPJ preciso anexar ao processo. Essas são apenas uma das diversas e diversas dúvidas que surgem durante o registro de marcas.
Quando registramos uma marca sozinho devemos nos atentar em muitas informações, não apenas nos documentos e informações que devemos ou podemos utilizar antes ou durante o protocolo do pedido de registro da marca. Como por exemplo:
PRAZOS E ETAPAS
O processo possui diversas etapas, e cada etapa possui seus respectivos prazos. Em algumas etapas devemos apenas aguardar a finalização do prazo. E em outras etapas devemos fazer algo para seguir com o processo para a próxima etapa.
Mas qual etapa eu devo fazer algo e qual etapa devo apenas aguardar? Essa é uma das informações que o INPI.
TAXAS COBRADAS PELO INPI
Qual taxa devo emitir? Onde emitir a taxa? Após a emissão e pagamento da taxa, como devo seguir? Preciso de algum documento?
Você sabe qual a taxa necessária para o protocolo do pedido de registro da sua marca? Ou qual a taxa necessária após o deferimento ou indeferimento do seu pedido de registro de marca?
Quais as taxas necessárias também para o cumprimento de uma exigência do INPI ou para uma manifestação contra uma oposição que a sua marca recebeu?
COMO CUMPRIR UMA EXIGÊNCIA DO INPI
Além de ser necessário você saber emitir a taxa para o cumprimento de exigência, você deve protocolar o cumprimento com os documentos necessários e os documentos solicitados pelo INPI.
Claro, cada exigência do INPI varia de processo para processo. E você pode diminuir as chances de o INPI exigir algo se você souber o que anexar no protocolo do pedido de registro da sua marca. E a documentação necessária varia muito de processo para processo.
O QUE PODEMOS OU NÃO INCLUIR NO NOME DA MARCA E/OU NA LOGO
Essa é outra das informações que você deve se atentar ao protocolar o pedido de registro da sua marca. O que pode constar no nome da marca e o que não pode? O que pode constar no logo da marca e o que não pode?
Essas informações você até consegue verificar na LPI, na Lei de Propriedade Industrial. Mas como sempre mencionamos, essas informações não são muito claras.
REGISTRE A SUA MARCA SOZINHO OU COM UM PROFISSIONAL
Ciente dessas informações e situações que você deve estar atento ao entrar com o pedido de registro da sua marca sozinho, você deve concordar que contratar um profissional com certeza evitará muitas dores de cabeça, certo?
São muitas informações que devemos estar atento antes de protocolar o pedido de registro da marca. Assim como também muitas etapas e prazos demorados que devemos cuidar para não perder.
Afinal, ninguém quer perder a sua marca por conta de um prazo, certo? Isso é realmente muito frustrante.
A maioria que entra com o pedido sozinho, ou acaba contratando um profissional no meio do caminho, ou perde a marca e contrata um profissional para fazer tudo.
Como informamos aqui anteriormente, não é uma regra, isso pode não acontecer com você. Mas levando em consideração as experiências compartilhadas pelos nossos clientes isso é realmente frequente de ocorrer.
E também levando em consideração a lista de marcas indeferidas pelo INPI. A maioria são de titulares que não possuem nenhum procurador, nenhum profissional auxiliando.
CONCLUSÃO
Em suma, a contratação de um profissional para cuidar de todo o processo de registro de marcas para você é, definitivamente, a melhor opção.
Você não precisa verificar periodicamente o seu processo temendo perder algum prazo, ou correr atrás de informações sobre o que você deve fazer em cada etapa.
E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.