SUA MARCA AINDA NÃO TEM REGISTRO?
Veja os principais riscos que você está correndo por ainda não ter o registro da sua marca:
O Dono é o 1º que registra!
Além disso ser bem óbvio, é o que diz a lei brasileira. E porque?
Principalmente, por que ela explica muito bem, se você não registrou a sua marca antes, fica claro que você não se importa muito com o seu negócio, diferente de quem registrou desde o início. Se você tem qualquer tipo de negócio, seja um perfil no Instagram, uma loja virtual, um comércio, etc. e não registrou essa marca, sinto te dizer, mas você está empreendendo como um amador.
Saiba mais em MINHA MARCA FOI REGISTRADA POR OUTRO! E SE EU CONTINUAR UTILIZANDO?
Você está perdendo dinheiro!
Certamente cada investimento feito na sua marca sem registro é dinheiro jogado pela janela. Afinal, gastar em domínio, site, identidade visual e publicidade sem ser o dono dessa marca, não faz o menor sentido. Sobretudo, você coloca tempo, dinheiro e credibilidade em cima de algo que não é seu. Certamente, a qualquer momento, você pode ser forçado a trocar o nome e perder tudo – tempo, dinheiro e credibilidade.
Alguém vai processar você
Sobretudo, Você pode estar investindo numa marca que já tem dono. Usar a marca de alguém é motivo para sofrer processos judiciais, tendo como consequência o pagamento de altas indenizações pelo uso indevido de marca de terceiro. Mais uma vez dinheiro jogado fora, gastos para mudar toda a identidade da empresa, com honorários advocatícios, processos judiciais, indenizações. Isso é totalmente evitável!
Os clientes vão ir embora
Quanto tempo você leva para virar referência no mercado? Anos, às vezes décadas. Aí então você descobre – da pior forma possível, processo judicial (isso mesmo) – que alguém registrou essa marca antes de você e você é obrigado a trocar de nome. Os clientes vão ficar perdidos, perder a referência e não indicar mais a sua empresa, pois nem o nome sabem mais. O resultado? Acabou a sua reputação.
Deixando de lucrar
A sua marca tem valor financeiro! Em alguns casos, o nome da marca custa mais que a própria empresa, e você está deixando de ganhar. A marca tem tanto valor quanto qualquer outro bem. Quando você não faz o básico, que é registrar o próprio nome, você está sendo negligente com o seu negócio. Você está diminuindo o valor dele, e isso é burrice!
Saiba mais em QUANTO CUSTA REGISTRAR UMA MARCA? ENTENDA OS PRAZOS E TAXAS DO INPI!
Não tem potencial para crescer
Isso mesmo! Você nunca terá um negócio grande de verdade, e não porque você não se empenhou, tenho certeza que sim, mas deixou de lado a parte crucial, ser o dono da sua própria marca. Você pode estar dando todo seu esforço de bandeja para concorrência que pode muito bem registrar a marca antes de você. Não faça isso!