POR QUE VOCÊ NÃO DEVE ENTRAR COM UM PROCESSO DE MARCA SOZINHO?
Por que você não deve entrar com um processo de marca sozinho? É sobre isso que vamos falar agora.
Vamos citar aqui alguns pontos importantes. Mantendo você informado sobre o processo de registro de marcas.
Já mencionamos em diversas situações que o processo de registrar uma marca é longo e complexo.
São diversas etapas que compõem o registro de uma marca. E um processo mal feito pode trazer muita dor de cabeça.
O que era para ser um grande investimento, pode se tornar uma perda de tempo e dinheiro. Por isso, sobretudo, sempre indicamos buscar o auxílio de um profissional competente.
Contratar alguém que conheça todos os trâmites necessários para se registrar uma marca. Sem ter que se preocupar com quais documentos utilizar. Ou até mesmo em perder algum prazo.
POR QUE VOCÊ NÃO DEVE ENTRAR COM UM PROCESSO DE MARCA SOZINHO?
Vamos citar aqui alguns pontos importantes
1 – O INPI É UM ÓRGÃO PÚBLICO!
Ele vive de arrecadação de taxas. E ele não tem interesse algum em deixar uma boa busca de marca para o público.
Ele tem interesse que qualquer um protocole qualquer marca. Afinal, ele ganha dinheiro com isso.
Empresas que trabalham com registro de marca tem um software especializado. Esses softwares possuem sistema de colidência fonética e exclui descrição de serviço.
E mesmo sem esse software, um profissional saberia como realizar uma busca de marca válida.
O que mais passa por aqui são situações onde o cliente supostamente já fez uma busca de marca. E de acordo com esse cliente, a sua marca é viável para registro.
Mas quando algum profissional vai realizar uma busca dessa mesma marca, identifica que na verdade não é possível o registro.
E entendemos completamente o quanto isso é frustrante. Afinal, é realmente muito ruim descobrir que a sua marca que você usa a tanto tempo não pode ser registrada.
É mais fácil aceitar essa negação para aqueles que ainda tem a sua marca em formação. Que ainda estão criando o seu nome de marca. Afinal, ainda não investiu o suficiente na marca e não tem um real problema em trocar o nome da marca.
Veja também INPI – INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL – REGISTRO DE MARCAS
2 – ÍNDICE DE INDEFERIMENTO DE MARCAS!
O índice de indeferimento no órgão é de 93%. Ou seja, até marcas pedidas por profissionais são indeferidas. Então imagina uma marca que não teve busca adequada.
A chance de indeferimento é, inegavelmente, altíssima. E nesse meio tempo, alguém que está bem assessorado por um profissional pede a marca corretamente e ganha.
No final você perde muito tempo com isso. Afinal, o processo de registro não leva menos do que 1 ano. E você acaba apenas entregando dinheiro para o governo para no final de tudo ficar sem nada, ficar sem a sua marca.
Veja também MOTIVOS DE INDEFERIMENTO DE MARCA
3 – O INPI NÃO DÁ UMA SEGUNDA CHANCE!
Em qualquer prazo perdido a marca é arquivada ou indeferida. E alguns desses prazos duram apenas 5 dias, você sabia disso?
Por isso sempre mencionamos aqui a importância de não perder um prazo. Mas de forma geral, a maioria dos prazos são de 60 dias. Alguns prazos duram até 90 dias, mas nos últimos 30 dias é cobrado um valor extra.
Mas você saberia qual é o prazo atual para a exigência do INPI? Você arriscaria aguardar e acreditar ter 60 dias quando na verdade você tem apenas 5 dias.
O INPI não deixa de forma clara essa informação. Você teria que correr atrás de tudo sozinho, correndo o risco de ainda perder qualquer prazo.
E não tem como recuperar um processo que perdeu prazo. Você deve pagar tudo de novo para o órgão. E começar todo o processo do zero. E isso é muito frustrante, não?
Lembrando que o INPI não está para nos ajudar. Mas sim para nos avaliar e julgar se uma marca passa ou não. Para julgar o indeferimento ou deferimento de uma marca. Entre outras diversas situações que envolvem o registro de uma marca
Talvez você se interesse por REGISTRO DE MARCA: DIREITOS E DEVERES
4 – ESTRATÉGIA PARA PEDIR UMA MARCA.
Uma boa estratégia de registro de marca é a chave para um processo mais tranquilo. Claro, isso não vai zerar as possibilidades de indeferimentos ou outros problemas com a marca.
Entretanto, com uma boa estratégia você diminui, e muito, as chances de problemas com a marca. Problemas esses como indeferimento de marca, oposição, exigência de mérito e entre outras possíveis situações.
Saber realizar um pedido de registro de forma correta ou saber o que é a marca. Saber até mesmo como ela se encaixa na classe. Ou em quantas classes ela se encaixa para ficar bem protegida.
Quais especificações usar para não haver colidência com marcas de terceiros também é de suma importância. E tudo isso apenas um profissional sabe fazer.
5 – VALORES DAS TAXAS QUE VOCÊ TEM O DIREITO DE PAGAR!
Essa é outra informação que o INPI não deixa clara. Pequenos empresários e pessoas físicas possuem um certo desconto nas taxas cobradas pelo INPI.
E para isso você deve realizar o seu cadastro no INPI com muita atenção. Se cometer um deslize você pode acabar pagando um valor muito maior do que você tem direito.
Por exemplo, uma taxa cobrada pelo INPI para o protocolo do pedido de registro de marcas é no valor de R$ 355,00. Entretanto, se você for um pequeno empresário ou uma pessoa física, você paga apenas R$ 142,00.
Você vai pagar a mais se fizer o cadastro errado na plataforma. Tendo, no final, um gasto 60% maior que o normal.
E você acha que o INPI devolve esse dinheiro? Não devolve! Eles vivem de arrecadar essas exatas taxas.
Veja também QUANTO CUSTA REGISTRAR UMA MARCA? ENTENDA OS PRAZOS E TAXAS DO INPI!
CONCLUSÃO
Em suma, a melhor opção é sempre a de contratar um profissional. Assim você não terá muito com o que se preocupar.
Mas atenção, contrate uma boa empresa para cuidar de tudo para você. Faça pesquisas e verifique a confiança dessa empresa.
Afinal, existem diversos golpes que envolvem o processo de registro de marcas. Entre em contato com as empresas e tire todas as suas dúvidas.
E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.