GOLPES NO REGISTRO DE MARCAS
Golpes no registro de marcas. Infelizmente pessoas mal intencionadas estão por todo lugar. Hoje em dia existem diversos tipos de golpes diferentes.
E todos estamos propícios a cair em algum golpe algum dia. Desde o golpe mais “bobo” ao golpe mais sério, que pode mudar a sua vida para sempre.
Então, como uma forma de evitar com que mais que pessoas caiam em golpes no registro de marcas, criamos artigos, como esse, e sempre deixamos bem claros as possibilidades.
Geralmente os golpistas entram em contato com quem está tentando registrar a sua marca sozinho. Mas não é incomum acontecer também com aqueles que contrataram uma empresa para o registro da sua marca.
Por isso, sempre devemos nos informar muito bem sobre como funciona o registro de marcas. Dessa forma você diminui as chances de cair nesses golpes. Apesar de não existir uma forma de evitar o próprio golpe, você pode ao menos evitar cair neles.
Vamos listar aqui também alguns golpes que nossos clientes nos relataram.
GOLPES NO REGISTRO DE MARCAS
Existem diferentes tipos de golpes no registro de marcas. E isso pode ser desde alguém se passando por algum órgão ou empresa séria, até mesmo tentando forçar uma venda tentando colocar medo no titular da marca.
GOLPE DO INPI – TENTANDO SE PASSAR PELO INPI
Algumas pessoas/empresas golpistas informam que fazem parte do INPI. Isso geralmente ocorre por meio de envio de cartas físicas. Mas pode ocorrer também por meio de envio de e-mail ou outro tipo de comunicação.
Nessa tentativa de golpe é informado o número do processo do cliente, o nome da marca e o próprio nome do titular da marca. Em algumas situações aparece até mesmo um “print” do pedido de registro da marca do cliente dentro do sistema do INPI.
Nesse golpe o suposto funcionário do INPI informa que o INPI verificou que você entrou com um pedido de registro de marcas e para você conseguir seguir com o seu processo você deve pagar uma taxa. Essa taxa pode vir em forma de boleto, junto do mesmo comunicado, ou pix.
Eles ainda tentam assustar você informado que se a taxa não for paga você não irá conseguir seguir com o seu processo, e você estará perdendo a sua marca.
Esse golpe geralmente acontece logo que a sua marca é publicada no sistema do INPI, após o protocolo do pedido de registro.
Mas fique atenta, porque o INPI não entra em contato com ninguém. NUNCA MESMO! Então se você receber uma mensagem informando que é do INPI e cobrando uma taxa, já fique atento, isso pode ser um golpe.
GOLPE DE EMPRESAS – FORÇANDO UMA VENDA
Outro golpe muito comum, se não o que mais identificamos aqui, são de empresas tentando forçar uma venda.
Essas empresas usam do medo. Tentam apavorar os titulares dizendo que a marca foi paga, e você deve pagar uma taxa para seguir com ele e receber atualizações frequentes do seu processo.
É muito similar ao golpe de quem se passa pelo INPI. Mas aqui eles informam que você deve efetuar o pagamento da taxa para continuar acompanhando o processo.
Claramente um golpe, mas ao mesmo tempo, uma empresa tentando forçar a venda de um serviço de monitoramento de marca. Ela estará, supostamente, acompanhando o seu processo e informando você sempre que houver qualquer atualização.
Mas essa informação não fica muito clara, já que o que mais chama atenção é a mensagem deles informando que você DEVE pagar a taxa, o boleto que eles enviaram para você para seguir com o processo.
Geralmente essa comunicação é feita pelo envio de e-mail. E em anexo sempre está um boleto ou código para pagamento. E da mesma forma, o e-mail acompanha um print do seu pedido de registro de marca de dentro do sistema do INPI.
Nesse caso você pode verificar por qual e-mail enviaram essa mensagem para você e bloquear e/ou denunciar e evitar de receber mais mensagens deles.
GOLPE DO BOLETO
Não é muito comum, pelo menos a gente não recebe muitos relatos assim, mas também podem tentar o golpe enviando apenas o boleto. Sem muita explicação.
Apenas um boleto de cobrança, com o suposto cobrador “INPI” e algumas informações como. “Boleto de cobrança para o registro da marca “X”, número de processo “000000” e titular “X”.
CONCLUSÃO
Em suma, golpes no registro de marcas são comuns, e basicamente impossíveis de evitar. Mas você pode se prevenir, ao menos, para não cair neles.
As melhores formas de evitar cair nesses golpes, é, primeiramente, estar bem informado.Segundamente, estar sendo auxiliado por uma empresa de confiança. Alguém que você pode contar sempre que precisar para tirar essas dúvidas.
Como informamos aqui, o golpe é mais comum em quem não está sendo assessorado por nenhum profissional. Mas pode ocorrer também com quem já conta com o auxílio de um profissional.
Entretanto, contratar um profissional para ajudar você durante todo o processo de registro de marcas é sempre a melhor opção.
E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.