Infelizmente, hoje em dia, temos muitos tipos de fraudes perpetradas por algumas empresas no âmbito do registro de marcas. Com esse post nós temos a intenção de alertar as pessoas para essa prática e tentar orientar sobre qual a melhor forma de proceder.
De qualquer forma, nós SEMPRE recomendamos o registro de marcas, independente do tamanho do seu negócio, SEMPRE é essencial registrar uma marca no INPI.
Muito importante!!! O INPI NÃO SE COMUNICA COM NINGUÉM! Eles não fazem ligações telefônicas, não mandam mensagem, não mandam e-mail!!! Se você recebeu algo do tipo, É FRAUDE! O INPI só se comunica quando é “provocado”.
Preferência
Vamos falar sobre os tipos mais comuns de fraudes, uma delas é: Você tem a preferência: “Fomos procurados pela empresa (nome da sua marca) para o registro da marca, mas vimos que a sua empresa é mais antiga, então estamos dando a preferência para você, mas você tem que registrar agora conosco.”
A outra que tomo mundo caí são os Boletos falsos: após a publicação da marca no sistema do INPI (que é obrigatório e pública), essas empresas ficam com acesso a todos os dados do protocolo de registro da marca e enviam um boleto pedindo pagamento para qualquer tipo de diligência (já vimos de tudo!).
Primeira coisa, não existe isso de “dar preferência porque a empresa é mais antiga”, ninguém faz isso! A marca é de quem se preocupou em registrar, um escritório de prestação de serviço de marca jamais vai colocar o cliente que procurou ela nessa posição. Se alguém me procura querendo registrar a marca, eu faço a busca de anterioridade e análise técnica pelo banco de dados do INPI apenas. Pouco importa se tem outra mais antiga, nós temos que trabalhar de forma profissional.
Então a dica é, se estão ligando dando preferência para você na marca, já saiba que é mentira. Isso não quer dizer nem por 1 segundo que você não deva desligar o telefone e procurar uma empresa que resolva isso para você na hora, pelo contrário, resolva isso o quanto antes. Apenas quero dizer que estão usando do medo para fazer com que você compre, e isso é errado.
Boletos
A questão dos boletos falsos é ainda mais criminoso que a primeira prática. Empresas fraudulentas se utilizam do desconhecimento do público em geral para enviar boletos falsos em nome do INPI. O dinheiro de quem os paga vai para uma conta que nada tem a ver com órgão. Isso é fraude grave e crime penal. O INPI não envia nenhum tipo de cobrança, nem faz nenhum tipo de ligação. O sistema online do órgão é onde é feito toda a intermediação de taxas.
Espero mesmo que esse post ajude quem tenha recebido algo desse tipo e pesquisou no Google se a informação/cobrança é devida.