O QUE É A REVISTA DO INPI?
O que é a revista do INPI? O INPI publica semanalmente atualizações processuais sobre os processos de registro de marca que constam no seu sistema.
Sempre que alguma marca tiver qualquer tipo de atualização, será publicada nesta revista. E qualquer pessoa pode acessar ela.
Geralmente não indicamos abrir ela, afinal é um arquivo baixável, pesado, e com muitas e muitas páginas. Em média de 5 a 7 mil páginas com diversos processos e situações diferentes.
Todas as publicações da revista estarão também sendo passadas para o sistema de buscas do INPI. Por isso não precisa baixar a revista para verificar a sua marca. É algo completamente opcional para você.
Basta você buscar pela sua marca no sistema do INPI que lá estarão todas as informações. Assim como também qual foi a última revista que a sua marca apareceu.
A revista é também conhecida como RPI. Ou, Revista de propriedade Industrial. Ela ocorre todas às terças-feiras. Exceto em feriados.
ACOMPANHE O ANDAMENTO DA SUA MARCA
Você pode acompanhar o andamento da sua marca através da revista. Mas como informamos anteriormente, não é o mais indicado. Assim como também não é o método mais eficaz.
Entretanto, você pode utilizar também o sistema de buscas do INPI. Busque pela sua marca sempre que precisar saber como ela está. Você pode fazer isso em qualquer momento e/ou lugar. Sem necessidade de baixar nada. Apenas acessar o sistema do INPI.
Para buscar pela sua marca e acompanhar o andamento dela, você não precisa nem mesmo de um login e senha. Apenas busque pelo nome da sua marca no sistema. Ou, mais prático ainda, busque pelo número do seu processo, que será direcionado para a sua marca mesmo.
Afinal, quando buscamos pelo nome, pode ocorrer do sistema buscar outras marcas similares e em classes distintas. Isto é, se você não souber e/ou não estiver acostumado em mexer no sistema.
O sistema de buscas do INPI é simples. Mas para quem não tem conhecimento algum de como funciona, pode acabar se tornando bastante complexo. Afinal, existem diversos lugares que você pode “clicar” e acessar nesse mesmo sistema.
Outro método mais eficaz de acompanhar o andamento da sua marca, seria contratar os serviços de uma empresa de registro de marcas.
Geralmente essas empresas, assim como aqui no Marcas Já, possuem um sistema próprio de acompanhamento. E aciona o cliente sempre que houver qualquer tipo de atualização com o processo.
Sem a necessidade do cliente ficar frequentemente acessando o sistema do INPI para acompanhar atualizações do processo.
A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHAMENTO DE MARCA!
Acompanhar o andamento do seu processo é essencial. É algo que você DEVE fazer. Independente do método que você utilize, você deve acompanhar o andamernto da sua marca.
Seja acompanhando a revista do INPI, efetuando buscas constantes no sistema do INPI ou contratando uma empresa para cuidar de tudo isso para você.
Qualquer um desses métodos é válido. Mas claro, devemos dar ênfase que contratar uma empresa especializada sempre será a melhor opção. Afinal, você pode ficar mais tranquilo, aguardando apenas o comunicado da empresa contratada.
Acompanhar o processo de sua marca é essencial por que você não pode correr o risco de perder os prazos. Já mencionamos isso em outros textos aqui do blog, mas o processo de registro de marca se divide em etapas.
E todas elas possuem um prazo. Uns com prazos mais longos e outros com prazos mais curtos. Algumas dessas etapas, se você perder o prazo, nada vai acontecer.
Mas existem outros prazos que, se você acabar perdendo eles, perde também todo o processo de registro da marca feito até o momento.
Dessa forma, até que você entre com o pedido novamente, a marca estará livre para que terceiros tentem registrar.
O INPI NÃO ENTRA EM CONTATO COM NINGUÉM – ATENÇÃO!
O INPI não entra em contato com ninguém. Nem mesmo para avisar de prazos, etapas ou qualquer outra situação sobre a sua marca.
Ou seja, a responsabilidade sobre a marca será completamente sua e/ou da empresa que você contratar para cuidar de tudo.
Então, se você receber uma carta, e-mail ou qualquer outra forma de comunicado “do INPI”, fique atento! Isso pode ser um golpe.
O INPI possui um sistema de “Push’ para você receber mensagem sempre que a marca for atualizada dentro do sistema. Mas é apenas um e-mail com o número do seu processo e informando que houve uma atualização. Apenas isso e nada a mais.
CONCLUSÃO
O que é a revista do INPI? Em suma é a revista semanal do INPI. É uma revista que contém todas as atualizações processuais que ocorreram nos processos naquele momento.
É um método utilizado para acompanhamento processual. Mas quem mais utiliza esse método são as empresas de registro de marcas.
Essas empresas geralmente possuem um sistema próprio para a leitura desta revista onde selecionam apenas as marcas acompanhas por essa empresa.
Se você precisar acompanhar o andamento da sua marca. Como informamos aqui, o melhor método é sempre o de contratar um especialista.
E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.