O que é uma marca?
Você já parou para pensar o que é marca?
Espero que esteja bem e com saúde diante de tudo isso que está acontecendo.
Meu nome é Mauricio e trabalho a mais de 7 anos com registro e proteção de marcas no Brasil e em outros países também.
Hoje eu estava aqui pensando em o que escrever e resolvi fazer uma busca simples no Google:
A definção de marca por si só já nos diz muita coisa: 1. “ato ou efeito de marcar”; 2. “traço, sinal ou impressão deixada por alguém ou algo”
Já ao lado na Wikipédia a gente lê que a marca “é a representação simbólica de uma autenticidade” e que “na teoria da cominicação pode ser um singo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
Só por essas duas simples definições já dá pra perceber que a marca não é nada simples, ela representa a impressão que uma pessoa, produto ou empresa deixa no lugar onde está comunicando.
Você não tem a sua própria impressão sobre pessoas, produtos e serviços? Sim.
O que te faz contratar/comprar de novo?
Você leva em conta diversos fatores para realizar uma nova compra de um produto ou serviço: preço, facilidade, localização, qualidade, durabilidade, experiência…etc.
As impressões e fatores considerados são bem diferentes entre produtos e serviços e é por isso que existem as marcas.
“As marcas são sinais distintivos que servem para diverenciar produtos e serviços”
As empresas se diferenciam pelas marcas, empresas como: Motorola, Samsung, Apple, Nokia, Xiaomi…Competem entre si com produtos semelhantes (celulares) que oferecem experiências distintas.
As pessoas optam entre essas marcas pela impressão que cada uma delas deixa no consumidor.
Marca da Empresa
Mais adiante tem uma boa definição do que significa a “marca da empresa”
Nesse caso, quando a gente pensa em marca logo vem uma imagem na nossa cabeça. Mas a marca é muito mais do que isso. A minha definição o que é marca?” segue:
“Marca é um sinal utilizado pelas empresas para dar significado aos seus produtos e serviços.”
Entre outras palavras a marca dá o significado para as empresas. De qualquer meira a marca tem diferentes significados dependendo do campo de interesse.
Para o direito a marca tem um significado, para o marketing outro e para o público em geral também.
Nós vamos abordar esses assuntos para ficar mais claro.
O significado de marca para o direito:
Para o direito é importante deixar claro que a marca não é somente um sinal distintivo que representa uma empresa ou organização, e sim a relação entre os produtos e serviços oferecidos com aquela determinada entidade.
Por isso que é tão importante o Registro de Marcas.
Registrando a sua marca você bloqueia os concorrentes que podem agir de forma deleal e utilizar artifícios para confundir os consumidores.
Eles podem criar uma identidade parecida com a sua, oferecer produtos e serviços semelhantes e se aproveitar da sua imagem para atingir uma fatia do seu mercado.
Pensa que as marcas se diferenciam para direcionar o seu público alvo.
Imagina se existissem 10 marcas de cerveja muito parecidas.
Os consumidores iriam comprar os produtos pela semelhança no produto e não pelo conjunto de características que faz a gente escolher uma cerveja ou outra.
Ia ser a maior confusão!!
Juridicamente a marca registrada está protegida em todo o território nacional pelo órgão regulamentador, no caso do Brasil, o INPI – Intituto Nacional da Propriedade Industrial.
Ele regula concede os direitos sobre as marcas no território nacional.
Se você quiser saber mais sobre o INPI e o que ele faz, clique aqui.
A marca fica protegida somente para a atividade para qual ela foi registrada.
Ou seja, se você tem um restaurante, vai pedir o registro da marca para a categoria de restaurantes. Se você produz vinhos, vai registrar a marca para a categoria de vinhos e assim por diante.
Uma marca pode ser registrada de 4 maneiras diferentes.
Para o registro de marca é muuito importante saber o tipo de marca que será registrada.
Vou falar um pouquinho sobre cada uma delas.
Marca Nominativa
É só o nome, não vem acompanhada de nenhuma forma gráfica ou identidade visual.
Você pode acessar o material que explica rapidamente a marca nominativa nesse link.
Marca Figurativa
É só o ícone da marca separada do nome. Por exemplo, a maça da Apple ou o jacaré da Lacoste
Você identifica só pelo ícone, esse tipo de registro não acompanha o nome.
Você pode acessar o material que explica rapidamente a marca nominativa nesse link.
Marca mista
É a mistura do elemento figura + o nome, é basicamente a combinação dos dois tipos mencionados anteriormente.
É a soma do texto + figura ou a identidade visual completa
Você pode acessar o material que explica rapidamente a marca nominativa nesse link.
Marcas tridimensional
Essa é menos comum, mas se refere à forma plástica de uma marca.
Esse caso é quando a sua marca é reconhecida pelo formato.
Por exemplo a garrafinha da coca-cola, o formato da caneta BIC, o formato do chocolate Toblerone, etc.
Essas características exclusivas fazem parte da marca.
Você pode acessar o material que explica rapidamente a marca nominativa nesse link.
A marca e o marketing
Já na esfera do marketing a coisa muda um pouquinho. Nesse ambiente as empresas desenvolvem estratégias para atrair o seu publico alvo e adquirir reputação para a sua marca ou o seu negócio.
Você pode acessar o nosso material explicando a importância da marca pro marketing das empresas.
Acesse o material utilizando este link.
Conclusão
Neste artigo você aprendeu, de uma vez por todas, o que é uma marca.
Viu também qual é o significado dela no direito e porque é improtante o registro.
Mais adiante você viu os tipo de marcas que podem ser registradas e um pouco do conceito de marca no marketing.
Se você quiser saber como fazer o registro de marca sozinho. Clique aqui que temos o passo a passo.
Eu espero que esse conteúdo tenha esclarecido algumas coisas para você.
Quer saber como funciona o Registro de Marca, valores e maiores detalhes? clique aqui e confira.
Lembre-se que a marca passa por diversas etapas, clique aqui e descubra como saber se uma marca já foi registrada por alguém.
Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que vamos responder assim que pudermos.