fbpx whatsapp

CHAMAR NO WHATSAPP
Fale com um especialista em marcas

TENHA VÁRIAS MARCAS REGISTRADAS

TENHA VÁRIAS MARCAS REGISTRADAS

TENHA VÁRIAS MARCAS REGISTRADAS

Tenha várias marcas registradas. Você sabia que não existe um limite para quantas marcas você pode registrar?

Afinal, o indicado é sempre manter a sua marca registrada e protegida. E se existisse um limite de marcas por CPF e/ou CNPJ, algumas pessoas não conseguiriam proteger todas as suas marcas.

Como as grandes empresas, por exemplo. Principalmente porque é super normal uma pessoa apenas possuir diversas marcas. Ou uma grande marca e diversas submarcas que representam o seu negócio.

E se a regra é manter as marcas sempre protegidas e registradas, não se pode existir um limite. Certo?

Tem quem opta também por registrar uma mesma marca com diversas escritas e/ou logos diferentes. Para assim manter a sua marca mais protegida.

Assim como tem também quem opta por registrar a sua marca em diversos formatos. Como por exemplo, registrar a marca como mista, nominativa e figurativa.

Mas atenção, não é porque você teve o seu primeiro processo de registro de marca deferido que consequentemente todos os seus outros processos também serão deferidos pelo INPI.

O DEFERIMENTO NÃO É UMA CERTEZA!

Você pode ter conseguido o deferimento da sua marca, do seu processo. E agora quer registrar a sua marca em outros formatos e/ou segmentos. 

Mas sabia que o deferimento dos próximos processos não é uma certeza. Isso porque nos próximos processo de registro da sua marca, você pode acabar cometendo algum erro. Trazendo assim um indeferimento ao seu processo.

E os motivos para se ter a sua marca indeferida são diversos. Mas nesse caso, vamos citar apenas alguns mais comuns de ocorrer.

Primeiramente, você pode ter registrado a sua marca no formato nominativo, ou seja, sem uma identidade visual. E agora gostaria de proteger também a logo que representa a sua marca.

Optando então pelo formato misto, ou seja, registrando novamente o nome da marca, mas agora acompanhada de uma identidade visual. Sabendo que você possui o nome da marca devidamente registrado, você não se preocupa com o processo.

Mas no final, acaba recebendo um indeferimento. O motivo? A sua logo é muito similar a logo de outra marca já registrada.

NÃO DEIXE O REGISTRO DA SUA MARCA PARA DEPOIS

NÃO DEIXE O REGISTRO DA SUA MARCA PARA DEPOIS

Outro motivo para o indeferimento de uma marca, que já estava anteriormente registrada, seria você entrar com o pedido de registro de marca em outra classe, outro segmento que você não tinha protegido anteriormente.

Mas agora a sua marca foi indeferida por que outra pessoa registrou a mesma marca, ou uma similar, nesse mesmo segmento. 

Afinal, o INPI se divide por classes, 45 classes no total. E cada uma dessas classes pode possuir diversos segmentos distintos.

E se estiver disponível para registro, o indicado é sempre registrar a sua marca em todas as classes que ela se encaixar.

Dessa forma você mantém ela o mais protegida possível. Você pode até registrar a sua marca em apenas uma classe agora, e depois ir registrando nas outras aos poucos.

Mas você deve estar ciente que corre o risco de outra pessoa registrar a sua marca, ou uma marca muito similar a sua, antes de você. Dessa forma você perde a oportunidade de registrar a sua marca em todos os segmentos que ela se encaixa.

TENHA VÁRIAS MARCAS REGISTRADAS

Se a sua marca possui diversas representações de logos distintos. Ou diversos segmentos distintos. E você utilizar todos, você deve manter todos devidamente registrados e protegidos.

Mas claro, isso é apenas se você deseja proteger a sua marca em todos os segmentos em que trabalha. Ou se deseja proteger todos os modelos da identidade visual da sua marca.

Mas tudo deve ser analisado também antes para saber se existe a possibilidade e/ou um motivo para você registrar a sua marca de diversas formas. 

Como por exemplo, se existe realmente uma diferença entre os logos que a sua marca possui. Ou se a sua marca realmente se encaixa em diversos segmentos, e se sim, quais segmentos seriam esses. Assim como também, quais classes do INPI esses segmentos se encaixam.

Tudo isso deve ser analisado para que você não precise registrar a sua marca diversas vezes sem uma necessidade real.

O indicado é sim que você mantenha a sua marca devidamente registrada e protegida. Consequentemente, que você tenha várias marcas registradas.

Mas sempre verifique se de fato a sua marca precisa disso. E a melhor opção seria você entrar em contato com um especialista na área. E tirar todas as suas dúvidas.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO

Em suma, você pode e deve possuir diversos processos de registro de marcas, para manter a sua marca o mais protegida possível. Mas ao mesmo tempo, você deve ficar atento se isso se encaixa com a sua marca atualmente.

São diversos pontos que devemos ficar atentos, não? Assim como também diversas regras para possuir a sua marca devidamente registrada.

E infelizmente não existe um suporte real por parte do órgão responsável pelo registro de marcas, por parte do INPI. Por isso a melhor opção é sempre buscar pelo auxílio de um profissional na área.

E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.

Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.

Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.

Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.

E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.

SAIBA AQUI SE A SUA MARCA PODE SER REGISTRADA:

    O que dizem nossos clientes

    Somos Google 5 estrelas
    google ver todas as avaliações
    Pausar o video