TENHO CNPJ E DOMÍNIO – PRECISO REGISTRAR MINHA MARCA?
Tenho CNPJ e Domínio – Preciso registrar minha marca? Quando não se tem nenhum conhecimento sobre o registro de marcas, dúvidas assim acabam surgindo.
Como mencionamos anteriormente, em outro texto do blog, o processo de se registrar uma marca ainda é desconhecido para muitos. Alguns apenas sabem que devem registrar a sua marca. Mas não tem conhecimento algum sobre o processo.
Veja mais em A “INVISIBILIDADE” DO REGISTRO DE MARCAS
E muitas empresas que trabalham na área de registro de marcas sequer se dão o trabalho de explicar o processo. Passando apenas informações como preços e o tempo que demora o processo.
O cliente acaba passando o processo todo sem entender o que, de fato, está acontecendo com a sua própria marca. Ficando com cada vez mais dúvidas.
O cliente pode até já ter passado por um processo de registro. E já ter a sua marca registrada, mas ainda ter essa mesma dúvida. Tenho CNPJ e Domínio – Preciso registrar minha marca?
Por isso, aqui no Marcas Já, a gente se compromete em, não apenas registrar a sua marca, mas também em deixar o cliente sair sem dúvidas. Isto é, fechando ou não conosco o registro da sua marca.
Afinal, entendemos que muitas empresas fraudulentas tentam se aproveitar que o cliente não conhece nada sobre registro de marcas. E cobram preços surreais. E já tivemos clientes que relataram exatamente isso.
TENHO CNPJ E DOMÍNIO – PRECISO REGISTRAR MINHA MARCA?
Quando se fala em marca, acabamos associando com diversos outros assuntos. Como por exemplo, o seu próprio CNPJ ou o domínio de internet da sua empresa, do seu negócio.
Ainda sobre o CNPJ, vemos aqui também dúvidas sobre registrar a marca no CPF ou CNPJ. Já mencionamos isso em outros textos do blog, mas não importa. Você pode optar por registrar a sua marca no seu CPF ou CNPJ. Isso fica completamente ao seu critério.
Mas atenção! Ter um CNPJ e/ou um domínio de internet com o nome da sua marca não protege ela. Apenas registrando ela junto de um órgão competente vai proteger devidamente a sua marca.
Sem o registro de marca, qualquer um pode olhar sua marca, gostar e utilizá-la depois. E até mesmo entrar com o pedido de registro de marca antes de você.
Leia também COLIDÊNCIAS ENTRE MARCAS
Existem muitos que, por pura maldade, copiam a sua marca que está crescendo e dando lucros para se aproveitar disso. Assim como também existem muitos outros que por pura coincidência tem uma marca igual ou similar a sua.
E se qualquer uma dessas pessoas registrar a marca antes de você, a marca se tornará apenas delas. E saiba que pouco importa para o INPI quem tem a marca por mais tempo. Importa apenas quem entrou com o pedido de registro da marca antes.
INPI – RESPONSÁVEL PELOS PROCESSOS DE REGISTRO DE MARCA
Instituto Nacional de Propriedade Industrial, ou mais conhecido também como INPI. Esse é o órgão responsável pelos processos de registro de marcas.
Assim como também por diversos outros serviços que ele disponibiliza. Como por exemplo, o registro de patentes e outros serviços relacionados a propriedades industriais.
Todo o processo de se registrar uma marca é feito pelo sistema do próprio INPI. E ele segue à risca todos os artigos da LPI, ou seja, da Lei de Propriedade Industrial.
Então na hora de você entrar com um pedido de registro de marcas, você pode estudar a LPI, e estar ciente do que pode ocorrer com o seu processo. Assim como também o que pode ou não fazer em um pedido de registro de marcas.
Leia também OPOSIÇÃO OU NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL?
CONTATE UM ESPECIALISTA PARA REGISTRAR SUA MARCA!
Você pode optar por registrar a sua marca sozinho, sem o auxílio de qualquer profissional da área. E isso pode dar completamente certo e você ter a sua marca deferida ao final do processo.
Mas isso pode dar completamente errado também e você terá uma grande dor de cabeça. E no final você ter que investir muito mais do que investiria se contratasse um especialista para registrar a sua marca
Como mencionamos anteriormente, o processo de se registrar uma marca é longo, demorado e cheio de “regras”. E não é por nada que a maioria das marcas indeferidas foram pedidas sozinhas, sem qualquer auxílio de um profissional.
E não é apenas com um indeferimento que pode fazer você perder a sua marca. Você pode também perder algum prazo do seu processo.
O INPI não entra em contato informando você sobre os prazos. Assim como também, existem etapas que, se você não cumprir com as exigências do INPI no tempo determinado, ele vai arquivar o seu pedido definitivamente.
Talvez você se interessa por COMO GARANTIR O DEFERIMENTO DA MARCA?
E a única forma de “recuperar” depois o seu processo é entrando com um novo processo de registro de marcas. E começando tudo de novo, do “zero”.
Existem prazos de apenas 5 dias, que você deve “correr” para cumprir com a exigência do INPI. Assim como também existem prazos de 60 dias, que é o mais comum de ocorrer o.
Temos também o prazo de 60 dias que pode se extender mais 30 dias, mas com consequências.
Tudo isso com o adicional de que o processo de se registrar uma marca demora, no mínimo, uns 14 meses. Isso é, se ocorrer tudo certo, sem qualquer interferência de terceiros ou por parte do INPI.
E faz com que perder um prazo seja muito mais fácil. Afinal você terá que entrar no seu processo dentro do sistema do INPI frequentemente, e se você esquecer, pode perder um prazo.
Ciente também que se o INPI exigir qualquer informação, documento e/ou pagamento da sua parte, você saberá onde e o que deve fazer para cumprir isso?
CONCLUSÃO
Em suma, sim! Você deve registrar a sua marca mesmo com CNPJ e/ou domínio de internet.
Nenhum desses dois irá garantir a proteção da sua marca. Não importa o quão grande é o seu negócio. Nem mesmo importa o tempo que você atua no mercado com essa mesma marca.
Todas as empresas precisam registrar a sua marca para mantê-la protegida. Todas essas marcas famosas, como por exemplo, a Adidas, a Coca-Cola, o McDonald ‘s, entre diversas outras marcas, todas possuem suas marcas devidamente registradas.
Ciente disso, por que você não deveria registrar a sua? Busque por um profissional, tire suas dúvidas, verifique os preços e siga com o processo para registrar a sua marca, que é um dos seus bens mais precioso.
E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.