DESCRIÇÃO DE SERVIÇO: REGISTRO DE MARCA
Você sabe o que é a “Descrição de Serviço” dentro do registro de marcas? Se ainda não, continue lendo. Vamos falar sobre isso aqui!
A utilização da descrição de serviço é muito, mas muito comum mesmo. Atualmente, mais da metade dos nossos clientes utilizam.
Ademais, quase sempre, não sabem o que é. E quando explicamos, as vezes não aceitam. Afinal, acreditam que a sua descrição de serviço seja a sua marca.
E, sobretudo, conter essa descrição não torna a marca viável para registro. Além disso, pela sua marca conter “palavras” a mais das outras, acreditam que sua marca seja diferente.
Mas, se você também comete esse erro, não se preocupe. Isso é realmente muito comum. Muito mesmo.
Talvez você se interesse por REGISTRO DE SLOGAN, FRASES E EXPRESSÕES DE PROPAGANDA – É POSSÍVEL?
REGISTRO DE MARCAS: O QUE É A MARCA?
Primeiramente, uma marca é um sinal distintivo que identifica e representa uma empresa, produto ou serviço no mercado.
Ademais, ela pode ser composta por um nome, logotipo, slogan, cores, formas e sons. Assim como qualquer outro elemento que a identifique de forma única e diferenciada dos concorrentes.
Veja também REGISTRO DE MARCA: A IMPORTÂNCIA DA FONÉTICA
Antes de mais nada, lembramos que para o registro de marcas, é válido apenas nome, logotipo e formas(marca figurativa). Mas a marca em si é composta de vários elementos.
A marca pode transmitir valores, ideias e sentimentos aos consumidores. Isto é, além de identificar e diferenciar uma empresa ou produto dos demais.
Assim também, ela pode representar a qualidade, a confiabilidade, a inovação e a tradição. Entre outros aspectos que são relevantes para o público-alvo da empresa.
Uma marca forte pode ser um ativo valioso para uma empresa. Pois ajuda a estabelecer a sua identidade. E a criar um vínculo emocional com os consumidores.
Por isso, muitas empresas investem em estratégias de branding. Para assim, construir e fortalecer a sua marca ao longo do tempo.
Veja também RISCOS DE NÃO SE REGISTRAR UMA MARCA
DESCRIÇÃO DE SERVIÇO – O QUE É?
Bom, nesse caso, certamente já é bem auto explicativo, não? Afinal, como o próprio nome diz, é uma descrição do tipo de serviço que a marca presta.
Você até consegue registrar a sua marca junto com a descrição do serviço. Mas nunca vai conseguir registrar apenas a descrição do seu serviço. Nem utilizar ela como marca.
Ademais, para o registro de marcas, não faz diferença conter ou não essa descrição. E a descrição de serviço não traz distintividade o suficiente para o registro da marca.
Veja também USO INDEVIDO DE MARCA: O QUE É E O QUE FAZER?
A descrição de serviço detalha as características e benefícios de um serviço oferecido por uma marca.
Ela descreve em detalhes o que o serviço oferece. Assim como também como ele é entregue e quais são as suas principais funcionalidades.
Uma descrição de serviço geralmente inclui informações como:
- Objetivos e benefícios do serviço.;
- Como o serviço é entregue (por exemplo, online, presencialmente, etc.);
- Funcionalidades e recursos do serviço;
- Preços e planos de pagamento;
- Políticas de suporte e garantia;
- O tipo de produto ou serviço que a marca trabalha.
A descrição de serviço pode ser importante. Afinal, ajuda a transmitir aos clientes o valor que o serviço pode oferecer. E a criar expectativas realistas sobre o que eles podem esperar ao contratar o serviço.
Veja também VIOLAÇÃO DE MARCA REGISTRADA: ENTENDA QUANDO OCORRE E O QUE FAZER!
Ela também pode ser usada como uma ferramenta de marketing. Para assim promover o serviço e atrair novos clientes.
Mas para o registro de marcas você não precisa utilizá-la.
DESCRIÇÃO DE SERVIÇO: EXEMPLOS
Já explicamos o que seria uma descrição de serviço. Mas e na prática, como funciona isso?
Vamos com alguns exemplos simples.
APPLE
A Apple só pode se chamar assim pois é uma marca de produtos eletrônicos. Mas vamos simular a seguinte situação: E se a Apple fosse uma loja que comercializa maçãs?
Se esse fosse o caso, não seria possível o registro da marca. Afinal, Apple para comércio de maçãs? Isso é muito descritivo.
Seguindo o mesmo exemplo da Apple. Vamos imaginar que a marca Apple seria para outros segmentos.
Apple Arquitetura, Lojas Apple ou também Pregos Apple. Você concorda que a marca mesmo é apenas Apple, não?
Veja também NOME DE MARCA: DICAS DE COMO CRIAR UM NOME PARA A SUA MARCA
A marca com certeza é a Apple, e só isso. Arquitetura não é marca. Lojas não é marca.
O INPI entende que essas palavras são uma descrição do serviço ou produto da marca. E não considera como marca na hora de Deferir ou Indeferir essas marcas.
Temos outros exemplos como “Arquitetura” para serviços de arquitetura em geral. Burger a Hamburgueria para serviços de restaurantes. “Glass” Para serviços relacionados com vidros.
Basicamente, quando temos uma palavra na marca que encaixa perfeitamente com o tipo de serviço ou produto, é uma descrição de serviço.
Talvez você se interesse por USAR MARCA REGISTRADA É CRIME
Simples, mas ainda assim, um pouco complicado, não? Se você ainda está em dúvida se a sua marca é uma descrição de serviço, contate uma empresa especializada no registro de marcas e patentes.
Verifique se a sua marca está disponível para registro. Verifique o que “conta” como marca. O que é descrição de serviço. E registre sua marca.
Inegavelmente, a melhor forma de proteger a sua marca é registrando a sua marca.
CONCLUSÃO
Esses são apenas alguns exemplos de descrição de serviço. E como mencionado anteriormente, é mais comum do que você imagina.
É muito comum utilizar essa descrição e acreditar ser sua marca. Ou acreditar que essa descrição traga a distintividade o suficiente para o registro da marca.
Talvez você se interesse por FORMAS QUE VOCÊ PODE PERDER SUA MARCA – MESMO ESTANDO REGISTRADA!
Por isso tamanha a importância de se registrar a sua marca. E se manter sempre atualizado nas informações. Sobre o que podemos ou não registrar como marca.
Sempre indicamos aqui contratar uma empresa especializada no registro de marcas e patentes. Para assim auxiliar vocês em tudo o que precisam.
E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.