NOME DE MARCA: DICAS DE COMO CRIAR UM NOME PARA A SUA MARCA
Você ainda não tem ideia de qual nome colocar na sua marca? Isso com certeza é uma escolha bem difícil, não?
Afinal, não é apenas um nome. É um patrimônio tão importante quanto o seu próprio nome.
Mas claro, isso se você tiver intenção de crescer com a sua marca. Qual o nome colocar na sua marca é definitivamente uma escolha muito importante.
É importante levar em consideração vários fatores para se criar um nome para a sua marca.
NOME DE MARCA: FACILITE PARA O SEU CONSUMIDOR
Na hora de pensar em um nome de uma marca leve em consideração o produto ou serviços oferecidos. E a sua localização.
Se o nome da sua marca for muito difícil de pronunciar ou de escrever pode prejudicar você. O consumidor pode ter dificuldades de achar você por ter escrito o nome da sua marca de forma incorreta.
Claro que isso pode acontecer até mesmo com nomes de marca de fácil pronúncia ou escrita. Mas sempre leve em consideração isso.
Cuide também se o nome de marca que você quer registrar já não esta sendo utilizado por uma marca registrada. Faça uma busca no sistema do INPI.
Saiba mais em USO INDEVIDO DE MARCA: O QUE É E O QUE FAZER?
Saiba mais em USAR MARCA REGISTRADA É CRIME!
E na hora de criar o nome da sua marca ela pode ser uma abreviação, siglas e acrônimos, composições, descritivos, nomes de experiência, patronímicos, toponímicos, sugestivos e inventados.
É muita coisa, não? Mas calma, vamos explicar um pouco de cada e deixar tudo bem claro para você.
NOME DE MARCA: NOMES COM ABREVIAÇÕES, SIGLAS OU ACRÔNIMOS
Essas três são bem similares. Já que praticamente tornam o nome da marca mais “curto”.
Na abreviação, vamos utilizar o exemplo da rede de televisão comercial TV BANDEIRANTES, onde é mais conhecida também pela sua abreviação, a BAND.
No caso das siglas e acrónimos podemos utilizar as marcas BMW (Bavarian Motor Works), Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações) e Varig (Viação Aérea Rio Grandense).
As siglas são basicamente uma forma de abreviar e encurtar o nome da marca. Utilizando as iniciais de cada palavra que contém o nome da marca.
E no caso de acrónimos é você encurtar as primeiras letras de cada palavra do nome da marca. Ao unir as primeiras letras de cada palavra você pode formar uma palavra nome ou uma quase palavra. E esse é o caso da marca EMBRATEL por exemplo.
NOME DE MARCA: COMPOSIÇÃO
Na composição, você basicamente pode unir situações e nomes. Você pode unir nomes de lugares com alguma palavra que possa trazer significado para você.
Temos como exemplo a marca GATORADE.Nessa situação foi utilizado o nome de um time de futebol universitário Estadunidense (GATORS) e a palavra “aid” que basicamente significa “ajudar”.
A tão famosa bebida GATORADE foi criada para ajudar o time Gators. Era uma forma de arrecadar dinheiro para o time.
MARCA DESCRITIVA
No tipo de marca descritiva você deve tomar um pouco mais de cuidado. Isso por que você deve registrar a sua marca após decidir o nome, não?
E uma marca muito descritiva pode acabar impedindo o registro da sua marca. Mas também temos benefícios ao utilizar uma marca descritiva.
Afinal, ao ler o nome da sua marca já vai dar para verificar qual o tipo de serviço ou produto oferecido pela marca. Como no exemplo do BANCO DO BRASIL
NOME DE EXPERIÊNCIA
Nesse caso, vamos utilizar o exemplo das marcas Dreamworks e Vivo.
A Dreamworks, por exemplo, a sua tradução é “trabalhos de sonho”. E ao produzir seus filmes e desenhos, são como “sonhos”. Sonhos sendo passados por telas.
E a marca telefônica vivo basicamente nos traz uma experiência viva com a tecnologia. Sempre conectando vidas, mesmo distantes.
Em suma, são nomes criados a partir de experiências que a marca proporciona.
NOMES PRÓPRIOS OU PATRONÍMICOS
Já falamos sobre esse caso em outro texto do blog. Mas basicamente você registra seu próprio nome como marca. Ou apenas o seu sobrenome.
Veja mais em POSSO REGISTRAR MEU NOME OU SOBRENOME COMO MARCA?
Até mesmo um apelido pode ser utilizado. E a gente vê muitos casos assim em clínicas médicas e marcas de advogados.
Mas claro, não são os únicos casos. Temos por exemplo as marcas Walt Disney, Ferrari, Nestlé e entre outros.
Veja mais em MARCAS FAMOSAS REGISTRADAS COM NOMES PRÓPRIOS
MARCAS TOPONÍMICAS
Semelhante ao caso anterior, na criação de nome de marca a partir do próprio nome. Entretanto, aqui se utiliza como referência a localização ou origem da marca.
É utilizado como base o espaço geográfico que a empresa e/ou a marca fica.
E como exemplo, vamos utilizar as marcas New York Times e Folha de São Paulo.
NOMES SUGESTIVOS
Os nomes sugestivos são uma mistura de alguns outros tópicos que citamos anteriormente. Entretanto, aqui a gente cria nomes sugerindo ou conectando a alguns atributos dos serviços ou produtos oferecidos pela marca.
Por exemplo, a marca de cerveja Antarctica. O nome relaciona o fato de tomarmos a bebida gelada com uma região fria.
Outro exemplo que podemos utilizar é a marca Burger King, onde eles sugerem serem os reis do que fazem, entretanto, sem dizer isso de forma clara.
NOME DE MARCA INVENTADOS
Finalmente, o último tópico. Em suma, aqui você inventa uma palavra e a utiliza como marca.
Veja também O QUE NÃO PODE SER REGISTRADO COMO MARCA?
Similar também ao caso dos acrónimos. E nos exemplos temos a marca “lego”, que vem da junção das palavras “brincar bem”, palavra essa que está em dinamarques(leg godt).
CONCLUSÃO
Aqui a gente conseguiu ver algumas dicas na hora de criar um nome de uma marca.
Mas temos outros textos no nosso blog que também falam sobre isso. Veja mais dicas nos outros textos que temos sobre nome de marcas.
E aqui no Marcas Já, sempre pensando em facilitar para você, criamos vários textos de dicas e assuntos relacionados a o processo de registro de marca.
São muitas informações para se ter em consideração. E nada melhor do que deixar tudo nas mãos de profissionais capacitados.
Se você ainda tem dúvidas referente a sua marca e ao processo de registro, entre em contato com a gente do Marcas Já.
Aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria, e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você, facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp, basta clicar no link disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.