BUSCA DE MARCA – RISCOS DE UMA BUSCA SUPERFICIAL
Busca de marca no INPI. Antes de mais nada, você conhece os riscos de realizar uma busca de marca superficial no INPI?
Já perdemos o número de vezes que alguém chegou para registrar sua marca com a gente nos foi dito “Já busquei e já pesquisei, minha marca é viável para registro”.
Certamente não foram apenas uma ou duas vezes que isso aconteceu. Afinal, muitos sem o conhecimento técnico necessário realizam uma pequena busca com o nome da sua marca.
Ademais, por não encontrar “nada igual ou parecido” acreditam que a sua marca está realmente disponível para registro.
Por certo, muitas dessas “buscas de marcas” são realizadas em redes sociais como instagram e facebook. Ou até mesmo pelo google.
E quando informamos que, depois de realizar uma busca minuciosa, a marca não é viável para registro, como resultado, ficam descontentes. O que é completamente entendível.
Afinal, essas mesmas pessoas já investiram na sua marca. Já tiveram gastos, e provavelmente já utilizam essa marca por um tempo.
Veja também QUANTO CUSTA REGISTRAR UMA MARCA? ENTENDA OS PRAZOS E TAXAS DO INPI!
Receber a informação que a sua marca não pode ser registrada certamente não é nada agradável.
BUSCA DE MARCA – REALIZE A SUA BUSCA EM UM ÓRGÃO COMPETENTE!
Não adianta procurar se a sua marca é viável para registro ou não em redes sociais. Como Instagram e Facebook. Ou até mesmo procurando no google.
Afinal, ter uma página em uma rede social, ou ter um site no google, não garante a proteção da marca.
Então, você pode ter encontrado diversas marcas iguais a sua, mas pode ser que nenhuma delas tenha registro, e você possa registrar a sua marca.
Assim como também, você pode não encontrar nenhuma marca igual a sua pela internet e mesmo assim não está disponível para registro.
Talvez você se interesse por O QUE NÃO PODE SER REGISTRADO COMO MARCA?
Por isso, a busca de marca deve ser realizada junto ao órgão competente. Que nesse caso, para o registro de marcas, é o INPI. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Aliás, esse é o órgão responsável por todos os trâmites que envolvem o processo de se registrar uma marca.
E isso serve também para se realizar uma boa busca de marca. E analise se a sua marca é viável ou não para registro.
Veja também USAR MARCA REGISTRADA É CRIME
BUSCA DE MARCA – NÃO É ALGO TÃO SIMPLES QUANTO PARECE!
Exatamente, o processo de se realizar uma busca de marca pode não ser completamente simples. Pode ser mais complexo do que parece.
Afinal, são diversos os fatores que envolvem realizar uma busca de marca. São diversas “regras” para se levar em conta na hora de realizar uma busca de marca.
Muitas dessas são “regras não escritas”. São regrinhas para se levar em consideração na hora de realizar uma busca de marca.
Como por exemplo, a fonética da marca. Isso mesmo, até mesmo a forma de se falar a marca faz diferença na hora de registrar. E exatamente por isso que não se pode registrar, por exemplo NIQUE ou NAIQUE, a fonética é a mesma da famosa marca NIKE.
Mas não devemos nos atentar apenas nisso. Devemos considerar também quando constar na marca termos de uso comum.
Saiba mais em TERMO DE USO COMUM – REGISTRO DE MARCAS
São diversos os fatores que se deve levar em consideração. E por isso, nada melhor do que contatar um especialista no registro de marcas. Contatar alguém que já possui todos os conhecimentos técnicos necessários na hora de realizar uma busca de marca.
BUSCA DE MARCA – RISCOS DE UMA BUSCA SUPERFICIAL
Os riscos de se realizar uma busca de marca superficial é um processo longo e turbulento. E ao final, ainda receber um indeferimento. Perdendo assim, tempo e dinheiro.
Um processo de registro de marca demora em média de 12 a 13 meses. Isso é, contando a partir da publicação da marca até o seu deferimento.
Mas ao realizar uma busca superficial, a sua marca pode acabar passando por algumas outras etapas. Tornando esse processo, que já é longo, mais longo ainda.
E ao final do processo, quando for indeferida, você poderá tentar um novo processo de registro de marca, ou recorrer contra o indeferimento.
Talvez você se interesse por USO INDEVIDO DE MARCA: O QUE É E O QUE FAZER?
Em casos mais graves, o verdadeiro titular da marca, que já possui sua marca devidamente registrada, pode até mesmo entrar com um processo contra você. Por você estar utilizando a marca de terceiros.
Afinal, como já mencionamos aqui no blog, a marca é de quem registra primeiro. E após registrada a marca você estará protegido, por lei.
CONCLUSÃO
Em suma, a melhor opção é sempre contratar um especialista para realizar a sua busca de marca. E até mesmo cuidar de todo o processo de registro da sua marca.
Um processo complexo do começo ao final. São diversas “regrinhas” para se levar em consideração. Começando pela busca da marca até o final, quando a marca for deferida.
Mesmo que você busque informações de como registrar a marca sozinho, você pode acabar deixando informação ou outra passar. Prejudicando assim o seu processo num todo.
Por isso, o maior índice de indeferimento de marcas são de pessoas que tentam o registro por conta própria.
Não existe nada que anule completamente as chances de indeferimento de uma marca. Mas existem estratégias que diminuem os riscos de indeferimento. Aumentando as chances de deferimento.
E ninguém melhor do que um especialista na área de registro de marcas para orientar você durante o processo todo.
E aqui no Marcas Já você encontra uma empresa séria e que te entende. Sempre pensando em facilitar para você. Facilitamos também os meios de comunicação conosco.
Você pode nos contatar através do nosso site. Preenchendo os formulários disponíveis, onde vamos entrar em contato em até 24h.
Ou, para um atendimento imediato, nos chamar no WhatsApp. Basta clicar no link do WhatsApp disponível no nosso site.
Você também nos encontra nas redes sociais, como Instagram. Onde você também pode nos chamar por lá.
E como um “bônus”, basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso retorno.